segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dia 24

Acordar com vista para o lago e seguir viagem para Bellagio onde demos uma voltinha num comboio turistico para conhecer a terra. Com pena de não ter tempo de visitar os jardins, prosseguimos viagem até Como (a terra). Aí passeámos e vimos cisnes à beira lago, depois tivemos um simpático almoço com um empregado que, ao ver a Beatriz comer o açúcar que sobrou do pacote que coloquei no café, lhe trouxe um pouco de açúcar especial feito de mel. A seguir decidimos aventurar-nos num passeio de gaivota. Uma gaivota que, com certeza, já tinha tido melhores dias e menos ferrugem, atravessando a travessia dos barcos de passeio e transporte fomos até perto do cisne. Depois, ao voltarmos, ficámos distraídos com os patos e, quando demos por nós, tínhamos um enorme barco prestes a abalroar-nos. Pedalámos a alta velocidade para o lado entre muito grito de terror e com um "marinheiro" a chamarnos loucos em italiano. Chegamos todos vivos e sãos e salvos a rir muito depois de um grande stress... Fomos depois ao parque infantil e carroussel para delícias da Beatriz.

Viajámos então até a um ferrie que nos levou ao outro lado do lago Como para o local onde dormiríamos nessa noite, um hotel velhinho mas também junto ao lago (desta vez sem a vista) em Verbania Pallanza, uma pequena aldeia junto ao lago com vista para os Alpes e com mais Suiços do que Italianos nas redondezas. Aí comemos uma bela pizza numa pizzaria ao lado do hotel. A Beatriz decidiu, pela primeira vez, pedir, num "italiano" manhoso uma pizza inteira só para si: "una pizza margarita por favore". Comeu cerca de 1/4 de pizza, o que para ela é uma imensidão. No fim disse-nos que queria dizer algo à empregada e, antes de o fazer colocou um grande pedaço de pizza na boca. Assim estivemos cerca de 10 minutos à espera que ela conseguisse engolir para falar com uma empregada pacientemente à espera que aquela criança lhe dissesse algo. Pensámos que ia sair um simples "grazie", mas afinal saiu um "grazie por la pizza!", com a resposta de "ma tu no la ha manjato?!", (e peço perdão, a quem entenda, pela minha tentativa de escrever o que me diziam em italiano, pois não sei nada da língua em questão), lá tentámos explicar que, nos padrões italianos aquilo é comer pouca pizza, mas nos padrões "Beatrizianos" é uma imensidão. E seguimos para a nossa noite bem dormida no velhinho, mas confortável hotel.