sábado, 20 de agosto de 2011

Dia 22: Assis, Gubbio, Urbino... um dia excelente

Acordámos no nosso hotel Colle Degli Olive, perto de Assis. Um hotel simpático mas, por estar localizado no campo, com um grande problema com os insectos. Usando repelente tudo se resolve.
De manhã fomos visitar a basílica de S. Francisco de Assis que, mais uma vez, nos espantou pela grandiosidade.  Em quase todas as igrejas e catedrais italianas, em especial nas cidades com muitos turistas, existe um local reservado apenas à oração, e considero isso delicioso e muito respeitador para com os verdadeiros fiéis. A sepultura de S. Francisco de Assis fica na cave da basílica e é de visita gratuita e, obviamente, cheia de peregrinos. Apesar de Assis ser uma cidade muito turística, o seu turismo é, na grande maioria, religioso de modo que existe um grande respeito pela fé alheia e, mesmo entre curiosos, quem visita a sepultura de Francisco de Assis consegue fazê-lo com fé, rezando e fazendo os seus rituais próprios.
Depois da visita à Basílica fomos visitar Gubbio. É uma bonita cidade medieval. Almoçámos muito bem num restaurante/pizzaria numa recanto e fomos procurar o teleférico para subir até à Basílica de S. Ubaldo. Foi uma viagem muito emocionante, dado que o teleférico é muito semelhante ao que existe no nosso Jardim Zoológico mas pelo enorme monte acima. Na Basílica de S. Ubaldo está exposta a múmia de S. Ubaldo, coisa que eu não sabia e nem nas minhas pesquisas me apareceu. Sobre o santo acabei por saber muito pouco, apenas que foi bispo de Gubbio.
Prosseguimos até uma terra que já conhecíamos e cuja festa nos moldou todo o percurso de férias porque queríamos mesmo lá ir. Urbino. Urbino é das terras medievais mais bonitas que já vimos e há dois anos tivémos a sorte de passar por lá durante a sua "festa del duca". Não sabíamos nada sobre tal acontecimento, mas ficámos espantados com a qualidade do mesmo. Este ano fomos procurar em sites turísticos quando era. É difícil de encontrar informação, mas ficámos a saber que é anual e acontece sempre no 3º fim-de-semana de Agosto. Assim sendo marcámos urbino para as noites de Sábado e Domingo de modo a apanharmos dois dos dias de festa e ainda bem que o fizemos. A festa é espantosa. Inicia todos os dias com o anúncio feito pelo orador, um velhote, vestido à época, acompanhado de diversos senhores e casais nobres, anuncia, com um pergaminho, o que se vai passar nesse dia. É lindo. Há imensa gente envolvida (arriscaria dizer que eram todos os habitantes de Urbino) e tudo vestido a rigor. Pelas ruas abrem-se bares "medievais" e os assentos são fardos de palha (alguns com panos ou almofadas por cima para serem mais confortáveis). Vende-se artesanato da região, também em bancas de aspecto artesanal e é até possível comprarmos fatos de época a preços simpáticos ou apenas os chapéus. Anda-se pelas ruas ao som de música medieval, encontram-se músicos em várias esquinas, pode assistir-se a espectáculos de bandeiras, existe uma praça para as crianças, onde há espectáculos de fantoches. E fecha com fogo de artifício preso.
Para jantar existe uma pizzaria fabulosa e muito barata. Vende todo o tipo de pizza à fatia (quando me lembrar do nome coloco por aqui), é fácil de encontrar, quase no cimo da rua de entrada, uma pizzaria cheia de papéis de agradecimento pelas paredes.
Comeu-se pizza, viu-se um espectáculo de fantoches, ouviu-se música, viu-se bandeiras atiradas ao ar... entrámos numa pequena portinha do tempo e fomos parar à época medieval.
Ficámos hospedados no simpático hotel La Meridiana, que, tal como o anterior tinha um grave problema com insectos.
Músicos pelas ruas de Urbino

Sem comentários:

Enviar um comentário