terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dia 32: Mantua, Sabionetta e Castell'Arquato

De manhã parámos em Mantua que já é uma cidade. Lá dentro é agradável. Tem uma grande praça e muitos restaurantes. Por ser uma terra de estudantes tem mais restaurantes que turistas de modo que os empregados se tornam um tanto chatos a tentar atrair a clientela. Acabámos por almoçar no único restaurante onde não nos chatearam, mesmo ao lado do mcdonalds.
Passámos depois por Sabbioneta. Uma terrinha pequenita e bonita, apesar de ter pouco para ver. Se tivéssemos mais tempo poderíamos ter visitado a sinagoga, mas não deu para isso.
Seguimos então para Castell'Arquato, uma bonita terrinha medieval que dá a ilusão de ser muito mais alta do que na verdade é. Começámos a subir e, olhando para cima, vi um senhor de idade a regar as flores que tinha nas janelas (em Itália existe o agradável hábito de ter flores em todas as janelas, tornando as terras ainda mais bonitas), o senhor olhou para mim, deu-me um grande sorriso e disse "bonna sera!". Sendo as últimas horas de Itália, e já com saudades desta forma genuína e simpática de receber, fiquei encantada com a simpatia. Pensámos que nos ia custar subir até ao Castelo e, afinal, mal demos por isso já lá estávamos. No cimo da terra há um pequeno jardim ao qual deram o nome em homenagem a João Paulo II. Ficámos lá sentados durante um tempo, a ver a paisagem, as flores, os pombos e corvos que voavam, até aparecer uma velhinha que, pelo olhar triste que nos deu, nos pareceu teria o hábito de sentar-se todos os finais de tarde no banco que ocupávamos. Então, antes que ela chegasse a outro banquinho, saímos dali e verificámos que era mesmo para lá que ela ia. Descemos e seguimos viagem até ao nosso hotel, Stadio-Hotel, em Piacenza.

Praça de Mantua

Sem comentários:

Enviar um comentário