quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia 12


O dia começou por San Galgano numa abadia abandonada e num mausoléu em honra de São Galgano rodeado por uma história misturada com uma lenda.

Diz-se que, no século XII, um guerreiro, Galgano, um dia, depois de uma aparição de Deus, decidiu abandonar a guerra e dedicar-se à devoção. Foi para uma ermita e agarrou na sua espada, que agora deixava de ter utilidade como arma de guerra, e decidiu dar-lhe uma utilidade religiosa, assim espetou-a na rocha e, a parte do punho da mesma ficou a servir-lhe de cruz para a oração.

Essa espada existe, ainda hoje espetada na rocha, agora protegida por uma caixa de vidro, para evitar que a arranquem ao estilo excalibur.
Dentro desse mesmo mausoléu existe um outro vidro com o esqueleto de uma mão que, diz-se, é de um inimigo que tentou matar Galgano e a quem um lobo, amigo do, agora, Santo, atacou arrancando a mão.

Quanto à abadia de São Galgano, não consegui saber bem a história. Não entendo quando foi construída, apenas sei que foi o primeiro edifício gótico da Tuscânia e que começou a ruir no século 15 devido a incursões de exércitos.

Agora tem trabalhos de manutenção de modo a que a ruína se mantenha estável para que a possamos continuar a visitar.

A tarde passou-se na piscina do hotel, com direito a hidromassagem, para um banhinho relaxante.

À noite voltámos a mais uma visita à bela cidade de Siena (na foto), para um bom jantar e regresso ao hotel.

Sem comentários:

Enviar um comentário