sábado, 12 de setembro de 2009

Opiniões sobre países e coisas gerais

ESPANHA:

É demasiado grande e um bocado abandonada. Gosto dos espanhóis. Sempre gostei do estado de espírito espanhol e adoro espanha. Sinto-me em casa em Espanha. Falo a língua razoavelmente bem e entendo-os perfeitamente, mesmo quando falam depressa.

Condução: São, dos povos que conheço (portugueses, franceses, italianos), os que conduzem melhor. São hiper cuidadosos e não os vejo passar os limites de velocidade. Não sei as estatísticas de acidentes de viação, mas se tivesse de apostar, apostava que Espanha tem menos que Portugal, França ou Itália.

Limpeza e cuidado: De maneira geral são muito porcos. Têm cidades muito bonitas mas sempre muito porcas. As beiras da estrada espanholas são um amontoado de garrafas, pacotes, papéis, latas... Fazem xixi em qualquer lado e não me parecem que se preocupem muito com os outros vão sentir ou pensar do país dele, o que é uma pena.

Comida: Eu gosto e é barata. O vinho é bom e o café é péssimo... ainda estou para perceber como é que, estando ao lado de Portugal, ainda não aprenderam a fazer bom café.

Preços: Parece-me que o nível de vida deles é muito superior ao nosso. As coisas nos supermercados são a um preço semelhante, a comida nos restaurantes é barata, a gasolina é MUITO mais barata, os hotéis são baratos (e os ordenados são melhores)... é um bom país para se passar férias por podermos estar sem gastar demasiado.

Beleza e interesse: Se se cuidassem melhor eram um país muito bonito. Assim têm coisas muito bonitas, outras bonitas mas que nos dão pena estarem assim, e o mar mediterrâneo que vale sempre a pena. São um país com muito potencial que se perde entre o lixo e o descuido... lembram-me os Portugueses há cerca de 20/30 anos atrás... nós evoluímos em termos de cuidado e sujidade, eles ficaram na mesma e é pena.

FRANÇA:

É um país bonito. Que cativa logo à chegada. Os franceses provocam-me um misto de emoções. Por um lado admiro a sua forma livre de viver. Parecem-me um povo que sabe aproveitar as coisas boas. Gostam da natureza, de desportos radicais, de desportos menos radicais, de passear, de apanhar sol, de ir à praia e à neve, de estar na esplanada a conviver... enfim... provocam-me a sensação de que sabem viver... por outro lado irritam-me (provavelmente culpa dos imigrantes que vêm para cá a usar a língua francesa com uma mentalidade muito estúpida e, quem paga, são os franceses originais). Seja como for a língua francesa irrita-me, cheia de "uns e de hãs e de oh lah lah's", por outro lado, se for falada sem os "uns, hãs e oh lah lah's" e apenas usarem o francês de forma calma, gosto muito de o ouvir (não cantado, porque tem RRRRR's a mais para a música).

Condução: São um perigo!...

Limpeza e cuidado: o que mais me impressionou em França, no geral claro. Tudo estava sempre imaculado. As casas de banho públicas eram limpíssimas. Os cafés, restaurantes, tudo era muito asseado. Não havia um pedaço de lixo nas ruas. E parece-me que os franceses realmente gostam de cuidar e mostrar o que é seu. Parece-me que se preocupam com o que os outros povos vão dizer de França e o que se pode dizer é que França é muito limpa e asseada.

Comida: É muito boa e (para a bolsa portuguesa) relativamente cara. Se compararmos com restaurantes portugueses que sirvam comida assim tão boa, o preço nem difere assim tanto. O vinho é bom e o café é péssimo...

Preços: Por incrível que pareça acho que os supermercados são mais baratos que os nossos. A gasolina é ao mesmo preço que a nossa, os hotéis e restaurantes são caros. O nível de vida deles é, obviamente, muito superior ao nosso.

Beleza e interesse: Não vimos muito, mas o pouco que vimos fez-nos querer voltar. É bonita e interessante, talvez porque, ao contrário dos espanhóis, os Franceses sabem aproveitar as coisas que possam ter interesse para os turistas. Às vezes basta arranjar uma praça, para uma terra se tornar agradável.

ITÁLIA:

Itália entranha-se. Quando chegamos vamos gostando das paisagens, dos edifícios, de os ouvir falar. Mas temos a sensação de "é um sitio giro para umas férias e tudo bem". À medida que vamos entrando, ouvindo, falando, o país entranha-se em nós e, quando damos por isso, estamos apaixonados.
Os italianos são "nós". Os italianos são os portugueses mais genuínos. Eu explico: quando pensamos nos portugueses genuímos, pensamos em pessoas simpáticas, castiças, que gostam de receber os estrangeiros e abram as portas e os braços a quem passa. Infelizmente essa faceta do português parece-me perdida. Actualmente os portugueses são desconfiados, deixaram de gostar de estrangeiros e até me parece que os passaram a receber mal, regra geral. Já somos pouco castiços porque estamos demasiado misturados e preocupados com o que os outros vão pensar. Os italianos são essas pessoas. As pessoas que nós eramos e deixámos de ser e isso provoca em nós uma sensação de nostalgia e de pertença. Itália entranha-se e apaixona-nos, faz-nos sentir bem e ter vontade de lá ficar.
Adoro a maneira genuína de ser dos italianos, a língua deles e a forma como a usam. A maneira simpática como nos recebem sempre. Falam-nos de "portugalo" e do fado e fazem-nos sentir que, realmente, gostam de nós e nós passamos a gostar também deles.

Condução: São, de maneira geral, parecidos com os portugueses a conduzir.

Comida: É fantástica mas cara (para a bolsa portuguesa). O vinho é bom e têm a vantagem de saber fazer café e, como tal, podemos lá ir fazer férias sem aquela sensação de não beber um bom café, porque em Itália há bom café. Têm as melhores gelatarias do mundo (pelo menos do mundo que eu conheço).

Limpeza e cuidado: É, de maneira geral, limpa e cuidada. Não sendo tão cuidadosos como os franceses (parece-me) têm sempre tudo bem cuidado.

Preços: Tal como em França, os supermercados são mais baratos, a gasolina é ligeiramente mais barata, os hotéis são razoáveis, os restaurantes são caros (mas se formos aos quiosques de cachorros são baratos ;) mesmo em locais turísticos).

Beleza e interesse: É maravilhosa. A cada esquina se encontra algo novo e bonito. Os padrões de beleza e exigência em Itália vão subindo exponencialmente com o tempo que se está lá. Pergunto-me se os italianos acharão os outros países "normais", como Portugal, por exemplo, bonitos. Porque o país deles é o mais bonito que já vi. Hei-de ver mais mas, para já, Itália está em primeiro lugar em beleza, ultrapassando mesmo, Portugal. Aproveitam muito bem as terras que têm (o que não é difícil), sabendo dar-lhes interesse turístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário