sábado, 27 de agosto de 2011

Dia 29: Pelos encantos de Veneza

De manhã fomos até à piazza de S. Marco. Fomos para a fila de visita à Basílica que estava com água à volta e por isso tínhamos de passar por cima de tábuas para poder entrar. A basílica é lindíssima e encontra-se em perigo de ruir (não já, mas no futuro). Está constantemente a precisar de obras de restauro já que se encontra construída em terreno instável. Caso não encontrem solução o seu futuro é afundar...
Este ano subimos à basílica para ver o terraço onde estão os famosos cavalos. Os Cavalos originais não são os que estão expostos na fachada, esses estão dentro do museu da basílica protegidos da poluição. Os cavalos da fachada são réplicas, bastante fiéis.
Fomos almoçar a um restaurantezinho perto da Piazza de S. Marco o Ristorante Piccolo Martini, onde se come muito bem e se é muito bem atendido.
Passámos a tarde a saborear Veneza, vimos, inclusivamente uma perseguição policial a uns vendedores de rua. A nossa filha deu Hi5's a gondoleiros e divertiu-se muito. Ao final da tarde, já cansados, decidimos fazer o nosso passeio de Gondola. Como era o final da tarde o preço encarece (foram 100 euros, há dois anos pagámos 80 euros). Fomos a um cais de gôndolas para ver se aparecia alguma. Saiu um gondoleiro com cara de poucos amigos. Não vendo mais nenhum, ao fim de um tempo fomos falar com ele para sasber quanto era o "giro" e como era (já sabíamos mas gostamos de falar com eles antes para avaliar a simpatia). Era antipático. Dissemos que não e fomos procurar outro. Num outro cais ficámos parados a observar os gondoleiros antes de ir falar com eles. Estavam dois divertidos um com o outro. Um saiu e ficou um mais velho que brincava com os que passavam e até deixou umas crianças entrarem na gôndola só para tirarem fotos. Achámos que era simpático e fomos falar com ele. Percebemos que era como o mestre do que tinha saído e era o outro que nos ía levar. Também ele muito simpático. Foi uma boa volta de gôndola. O gondoleiro cantou, foi dizendo algumas coisas da história de Veneza. Mesmo não sendo tão falador, nem tendo tido uma viagem tão calma como há dois anos (este ano havia mais movimento nos canais), foi muito bom.
Saíndo da gôndola andámos um pouco até um restaurante perto do nosso hotel. Comemos muito bem na última refeição em Veneza.


Sem comentários:

Enviar um comentário