sábado, 15 de agosto de 2009

Dia 15


Assis foi uma surpresa quase total. Sabíamos que tinha uma grande catedral em honra de Francisco de Assis, sabíamos que tinha muito peregrino, mas não fazíamos ideia que tinha tanta outra igreja em honra de tanto outro santo. É uma terra realmente bonita e que emana uma aura espiritual imensa (digo eu que nem sou grande crente). Dá quase para imaginar, naquelas ruas, como seria a vida há alguns séculos atrás, no início das ordens fransciscana e clarissas.
Todas as igrejas são lindas. Até as pequenas capelas têm um ar amoroso e muito espiritual. Apesar da quantidade de turistas existe um grande respeito e penso que seja possível a dedicação à oração (ao contrário do que tenho sentido em alguns outros duomos e igrejas demasiado visitados para a sua função original). Acredito que seja frustrante para quem realmente acredita e se dedica o facto de ter o seu local de culto cheio de malta com máquinas fotográficas e, por vezes, com pouco respeito. Tenho sempre respeitado e não tiro fotografias ao interior das igrejas (mesmo que por vezes fique cheia de pena de não o fazer por serem tão extraordinariamente fotogénicas), exceptuando nas quase vazias e sem essa proibição e, mesmo nessas, nunca uso o flash.
A Catedral de S. Francisco de Assis é monumental. Das coisas mais bonitas que vi em termos de edifícios religiosos. E nem o é tanto por fora, mas por dentro.
É possível visitar o túmulo do santo, colocado numa urna simples. Claro que se pensarmos que os franciscanos fazem um voto de pobreza, concluímos que talvez aquela catedral não seja o mais adequado para dedicar ao fundador de tal ordem.
Seja como for Assis, para quem acredita é brutal, para quem não acredita quase converte.
Almoçamos numa pequena Trattoria em Assis (Le cantine de Oddo) dois pratos de massa fantásticos e até a nossa pequena princesa, pouco dada a comidas, comeu bastante.

Seguimos viagem e fez-se uma mini paragem em Loreto, que merecia uma paragem muito maior. O Duomo é fabuloso, a praça principal muito bonita e as ruazinhas pareciam bem simpáticas.

Acabámos a ir dormir em Urbino onde tivemos a espantosa sorte de parar num dos 3 dias de festa medieval da pequena cidade medieval. Uma cidadezinha espantosa com uma catedral lindíssima (na foto). Foi emocionante ver espectáculos medievais no local onde realmente aconteciam, tal como aconteciam. Parecia que tínhamos, de repente, e ao atravessar a fortaleza, passado uma porta do tempo e chegado ao passado. Foi surpreendente porque não estávamos mesmo à espera, uma verdadeira sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário