sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia 14: Pompeia

Acordei a meio da noite e apanhei um fabuloso pôr-de-Lua... nunca tinha visto tal.
Bom, dia 12 de Agosto, 14 de férias, dirigimo-nos para a zona de Nápoles para ver Pompeia. Ao contrário de tudo o que temos visto em Itália, na zona de Nápoles são porcos (as estradas, terras e ruas são piores do que as de Espanha, muito muito porcas) e péssimos e inconscientes condutores. No trânsito não há regras. Estaciona-se em qualquer lado e conduz-se, quando necessário (ou não) em contra-mão, um terror. O objectivo na zona era ver Pompeia e o Vesúvio.
Pompeia é arrebatador. Com o Vesúvio ao fundo passeamos pelas ruínas de uma cidade que, claramente, foi  grande e cheia de vida. Dentro de "armazéns" estão as cinzas em forma de pessoas e cães, tal como morreram. Encontramos o que eram as tabernas, os palácios, o forno colectivo, o cemitério, as casas dos habitantes. Percebemos onde eram as cozinhas e os quartos... torna-se angustiante. Percorremos ruas e vemos, inclusivamente, o bordel ainda com os desenhos das posições "oferecidas" pelas prostitutas e os preços praticados. Era uma cidade, provavelmente muito importante, com muita vida, e ainda estão a descobrir coisas e ainda há tantas mais por escavar...
Passámos lá toda a tarde e dormimos no Hotel Giovanna. Giovanna é também o nome de uma das mais ricas casas encontradas em Pompeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário