quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dia 5: De Génova a San Gimignano - Safa!

Acordámos de manhãzinha para levar o carro ao mecânico com vários cenários possíveis na cabeça, sendo o mais positivo o de esperarmos 2 ou 3 horas para voltar ao roteiro de férias, pagando algo à volta dos 300 euros, passando por um médio que era esperar 1 ou 2 dias, tendo de rever todo o percurso e pagando à volta de 800 a 1.000 euros, e o "worst case scenario" seria não haver arranjo para o 'boguinhas', levando ao cancelamento definitivo das férias.
Mal lá chegámos, eram 9 e pouco da manhã, o mecânico italiano, que não falava uma palavra de inglês, levantou o carrinho e entre gestos e no italiano mais simples que conseguiu, disse-nos que era necessário substituir uma determinada peça (desculpem mas não decorei essa parte, era qualquer coisa relacionada com o carburador), e teríamos o carro de volta por volta das 4 da tarde. Voltámos ao hotel para tentar terminar um trabalho pendente e pesquisar sobre a tal peça, concluindo que seria então coisa para os tais 300 euros, levando-nos a ficar muito perto do cenário mais positivo que tínhamos, apenas acrescentando umas horas ao tempo perdido. Para ter alguma informação e 'pressionar' um pouco, por volta do meio-dia decidimos pedir ao recepcionista do hotel, Idea Hotel Genova San Biagio (um excelente hotel, diga-se), para ligar para a oficina e saber como iam as coisas. Qual não foi o nosso espanto (e alegria) quando nos informaram que o carro estava pronto. Felizes e contentes lá fomos nós buscar o 'boguinhas'. Lá chegados, o mecânico, Marco, informou que afinal a peça a substituir tinha sido outra, uma peça de um dos pistões do motor, por isso tinha sido mais rápido que o inicialmente previsto e o preço ficou-se pelos 85 euros. Abençoado! Para a nossa filhota passou a ser o super-mecânico, herói das nossas férias, o grande Marco!

Prosseguimos então viagem, entrando na nossa amada Toscana e almoçando no caminho para San Gimignano (a ideia original era ir almoçar a Volterra que teremos de encaixar num dos outros dias). Almoçámos numa trattoria (Antica Trattoria Bei), em Santa Croce Sull'Arno, do mais típico que pode haver, com um filho a atender e a perguntar à "mamma" se nos arranjava alguma coisa àquela hora (estávamos a almoçar por volta das 15h30). A senhora acenou com a cabeça que se arranjava qualquer coisa e pronto, lá entrámos. E o almoço foi muito bom, com a Beatriz a devorar um prato de esparguete e molho de tomate. Chegados a San Gimignano lá violámos uma série de regras de trânsito, após indicação da polícia local, acabando no centro histórico numa praça fechada ao trânsito, por engano, dado que fomos com o carro à procura do nosso hotel, que dizia ter parque de estacionamento. Não tinha! Estacionámos num parque gratuito à entrada da terra e levámos as malas e o cansaço para o nosso hotel, a pouco mais de 100 metros da Piazza della Cisterna, encanto da nossa filha porque tem um poço dos desejos mesmo no centro da praça. San Gimignano é um local simplesmente maravilhoso, uma terrinha medieval, praticamente inalterada, com 7 torres bem acima dos telhados das casas, e um ambiente estupendo. Jantámos numa esplanada com comida barata, mas também não era nada de especial e, no final, fomos comer um belíssimo gelado à gelateria di Piazza, pluripremiada em concurso dos melhores gelados do mundo... e com motivo para isso. Além de baratos os gelados eram deliciosos. Foi assim um belo dia, em que se salvou as férias e se começou a provar a verdadeira Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário