quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia 6: Volterra, Castellina in Chianti, Siena... Um dia em cheio

Acordámos na Locanda La Mandragola, mesmo no centro de San Gimignano. Trata-se de um bed and breakfast instalado numa casa antiga de família, aproveitada para receber turistas e visitantes, onde se dorme muito bem e em conta, a dois passos das duas principais praças de San Gimignano. O pequeno almoço estava, literalmente, a ser feito por uma senhora na altura em que lá chegámos para o tomar. Pão quente, cornetos (croissants) quentes, tudo ali a sair da cozinha ainda a fumegar. Depois de tomada a belo da colazione, fomos ainda ver um pouco das praças de San Gimignano durante o dia, para conseguirmos ver a que estava fechada na noite anterior (a Piazza del Duomo) devido, uma vez mais, a um concerto. E conseguimos!

Depois de transportar as malas de volta ao 'boguinhas', seguimos viagem para Volterra, com o pensamento de almoçar precisamente no mesmo local onde o fizemos há dois anos, o Ristorante da Beppino. Volterra continua linda e cheia de encanto. A Beatriz voltou a divertir-se muito no parque infantil que se encontra no parque arqueológico da cidade, bem no topo da mesma. Depois de passearmos pelas belas ruas durante umas boas horas, voltámos à estrada para parar em Castellina in Chianti, onde a Beatriz voltou a um parque de diversões e ainda ganhou uma 'girandola' no mesmo local onde tinha ganho uma nas férias de há 2 anos. Castellina fica a poucos kms de distância de Radda in Chianti, local onde se encontrava o nosso belo hotel rural, o Hotel Le Vigne, muito bom e muito barato, recomendo vivamente. O nosso quarto ficava numa casinha de pedra típica, no meio do campo, com vinha e campo a perder de vista. Aproveitámos a tarde na bela piscina do hotel, para delírio da nossa princesa que decidiu treinar nadar. Fomos então jantar a Siena, que não deixa de impressionar-me, para descobrirmos que há dois anos não vimos, por estupidez, a fachada principal do Duomo de Siena, porque achámos que a entrada das traseiras era a principal... é que a das traseiras já nos pareceu suficientemente bonita para isso... de modo que a vimos, subimos as escadas, vimos a parede lateral com dezenas de belas estátuas e voltámos a descer as escadas. Este ano, não sei porquê, decidi avançar pela parte lateral e, para minha surpresa, encontrar a verdadeira e impressionante fachada frontal. Simplesmente maravilhosa e, estranhamente, quase sem turistas ali. Fomos jantar à Piazza Del Campo, uma das mais bonitas que vimos em toda a Itália, comendo todos belíssimas pizzas no Ristorante Pizzeria Il Campo, mas mesmo que estas fossem menos boas as vistas valiam pela comida. É um local simplesmente fantástico!