domingo, 7 de agosto de 2011

Dia 9: Vaticano

Saímos bem cedo daquela "coisa" onde passámos a noite e partimos para o nosso estacionamento em Roma, perto do nosso hotel "Vatican Holiday Hotel". Deixámos o carrito sossegadinho para passar os 4 dias em Roma, e dirigimo-nos a pé, carregados, até ao Hotel. O Hotel em questão não é um hotelk propriamente dito. Fica situado dentro de prédios residenciais e abrange alguns andares. Parecendo que estamos num apartamento e ocupamos um só quarto. O pequeno-almoço era tomado num café próximo (com o qual o "hotel" tem um acordo). É barato, sossegado e dorme-se muito bem. O pequeno-almoço acaba por ser limitado e uma das empregadas do referido café é um bocado brutinha no trato aos clientes, pelo menos aos do hotel. Apesar disso, em termos preço/qualidade/localização, recomendo. Depois de colocarmos as nossas coisinhas no hotel e de sabermos que o Papa estava de férias, fomos visitar o Vaticano. Seguimos as placas a dizer "Museus do Vaticano" para verificar que a entrada estava fechada. Voltámos para trás e fomos na direcção correcta contornando a muralha. Por volta das 11h30 passámos as colunas da Praça de S. Pedro para sermos "esbofeteados" pela belíssima imagem e grandeza da Basílica de S. Pedro. Assim ficámos algum tempo só a assimilar a imagem em questão, a ver as estátuas, as fontes, os padres, as freiras, a emoção das pessoas à volta. Entretanto fomos para a fila para entrar na Basílica. Não era grande (talvez por o Papa estar de férias) e andava depressa. Ao meio dia, no momento em que o Papa, se não estivesse de férias, apareceria à janela e rezaria a missa, colocaram, em vários ecrãs gigantes, a gravação do mesmo, a fazer isso mesmo. Para entrar na referida basílica tem de passar-se por controlos iguais aos dos aeroportos. Lá dentro levámos novamente uma "bofetada". É linda e majestosa. A maioria dos turistas estão com um grande respeito e andam o mais silenciosamente possível. Não existe proibição de tirar fotos ou vídeos (nem de flash apesar desse eu própria me recusar a usar dentro das igrejas e museus). Vimos a Pietà de Michelangelo e absorvemos todas as imagens lá de dentro. Havia espaços dedicados a missa e oração, um no altar central e outro num lateral. Acabámos por entrar por diversas vezes nesse lateral para descansar, sem tirarmos fotos ou videos nesse momento por respeito. No nosso silêncio e naquele espaço de sossego livre de turistas, acabamos por "rezar" à nossa maneira. Explicando à nossa filha para que serve aquele espaço, para que servem os confessionários, o que leva as pessoas a virarem-se para a religião, o que é a religião, quem foi Jesus Cristo e o santo que dá nome àquele espaço, S. Pedro. Um pouco de tudo o que conseguimos dentro do nosso fraco conhecimento. Acabamos por nós mesmos reflectir sobre a nossa vida e agradecer a sorte de podermos estar ali, naquele lugar grandioso onde tanta gente, que acredita muito mais e merece muito mais, não pode estar, tendo fé que o nosso pensamento os faz estar um pouco ali também.
Saímos da Basílica por volta das 15 horas, fomos almoçar um cachorro quente sentados num relvado em frente a Castel Sant'Angelo. Seguimos para visita ao referido castelo que subimos para ter uma excelente vista de Roma e do Vaticano. Já cansados perguntámos à petiz de 6 anos se achava que ainda tinha forças para subir a cúpula da Basílica de S. Pedro com 320 degraus (apanhando o elevador, se subíssemos tudo eram 551). Ela disse que sim e aí fomos. Com uma energia de fazer inveja a muito desportista a miúda não queria parar até ao cimo, só teve de parar porque nós não aguentávamos. Numa das partes entra-se na Basílica e o som é fantástico. Lá em cima deixam de ouvir-se todos os turistas e ouve-se apenas o som do padre que reza a missa, do órgão e do canto gregoriano cantado por pouco mais de meia dúzia de padres. É estrondoso. Daí para cima a subida é super cansativa mas vale muito muito a pena. Lá em cima tem-se uma vista fabulosa de Roma e da Praça de S. Pedro.
Voltámos a descer e, já no final da tarde, de alma cheia, regressámos ao nosso hotel, jantando numa tratoria próxima.